quarta-feira, 25 de maio de 2011

Kahlmeyer-Mertens na ANL


Registro com grande satisfação a chegada do professor R. S. Kahlmeyer-Mertens à Academia Niteroiense de Letras, eleito para a cadeira 23, patronímica de Bernardino Senna Campos, cujo último ocupante foi o Jurista Togo de Barros. Reproduzo, sobre ele, abaixo, uma nota biográfica de autoria de Luís Antônio Pimentel:
Roberto (Saraiva) Kahlmeyer-Mertens, professor de filosofia, filho de Roberto Harald G. Kahlmeyer-Mertens, politécnico e Maria Gicelma Saraiva, professora; irmão de Ricardo Saraiva Kahlmeyer-Mertens. Nasceu em Niterói, a 23 de julho de 1972, criando-se no bairro de Itaipu. Vindo de uma família de três gerações de professores, desde muito cedo desenvolveu o hábito de leitura, a ponto de, na década de 1980, já freqüentar nas manhãs de sábado, a livraria Passárgada.
Cursou expressiva parte de seus estudos fundamentais no extinto Colégio Figueiredo Costa, em Santa Rosa, e completou seus estudos secundários no Curso Objetivo, em Niterói. Após dois dedicados apenas a leitura, iniciou em 1995 o curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense - UFF, abandonando-o para se dedicar aos estudos de filosofia. No mesmo ano, ingressou no curso de Filosofia (época em que tomou suas primeiras lições de alemão e grego) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, adquirindo o título de Bacharel, após ter apresentado a monografia: “Do conceito existencial do cuidado em Ser e tempo, de Martin Heidegger”.
Após seus estudos de francês e inglês, cursou o Mestrado em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, terminando-o em 2003, defendendo a dissertação: “Análise estrutural do cuidado na analítica existencial de Martin Heidegger”. Logo em seguida, iniciou a graduação em Letras Português-Alemão na UFF, sem concluir, por força de sua aprovação no curso de Doutorado em Filosofia, naquela mesma data. Foi também em 2003 que teve sua primeira experiência docente, lecionando para o Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências do Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI.
Atualmente, dedica-se ao Doutorado, preparando a tese “Metafísica e facticidade - A hipótese heideggeriana para o começo da metafísica em Ser e tempo“, e ministra aulas como professor substituto na Faculdade de Formação de Professores FFP-UERJ, onde já lecionou para o curso de Pós-graduação em Educação Básica. É Professor na Universidade Cândido Mendes - UCAM de Nova Friburgo e no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI. Coordena pesquisas na área de Ciências Humanas, orienta monografias e já foi, por diversas vezes, Patrono e Paraninfo de turmas de formandos.
Pesquisando, desde 1995, a obra filosófica do autor alemão Martin Heidegger, é autor de vários livros: Filosofia Primeira - Estudos Sobre Heidegger e outros autores (2005), Tempo e Caminho (2006), Linguagem e método (2007), Verdade-Metafísica-Poesia (2007) e Heidegger & a Educação (2008). Em sua produção bibliográfica, além de uma série de artigos e ensaios publicados em diversas revistas periódicas nacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário